Já ter vivido algumas décadas de vida traz, além dos anos, uma coleção de experiências e aprendizados deliciosos que dão uma visão muito mais ampla do mundo. Com otimismo e leveza, a maturidade torna-se uma fase incrível. Elencamos aqui seis provas de que essa pode e deve ser a melhor época da sua vida.

1.Você sabe usar melhor seu tempo

Você sabe usar melhor seu tempo

Passamos a juventude reclamando de não ter tempo e de precisar nos dedicar sem parar ao trabalho e aos afazeres. Mas com o passar dos anos percebemos que não é bem assim; entendemos que precisamos cuidar mais de nós mesmos e nos dedicar a atividades que dão prazer. Pode ser cozinhar, praticar esportes, fazer trabalhos voluntários, enfim, qualquer atividade capaz de revigorar a mente.

2.Você aceita as mudanças do corpo

Você aceita as mudanças do corpo

O fato de não ter nascido ontem traz destreza para lidar com as mudanças que podem aparecer no meio do caminho. Sentir-se bem o suficiente para deixar os fios brancos de cabelo à mostra ou exercitar e respeitar o corpo que já não é o mesmo de tempos atrás são sinais de autoconfiança e sabedoria.

3.Você é uma boa companhia para si mesmo

Você é uma boa companhia para si mesmo

Um dos grandes segredos das pessoas mais longevas, saudáveis e felizes é saber curtir os momentos a sós. Ser uma boa companhia para si mesmo é fazer aquilo que mais gosta mesmo estando sozinho. Boas opções não faltam: ler, cozinhar, ir ao cinema, passear no parque, tomar uma taça de vinho, ouvir uma boa música, entre muitas outras possibilidades.

4.Você pensa a longo prazo

Você pensa a longo prazo

Chega um momento da vida em que percebemos que o futuro pode ser visto por um ângulo diferente, afinal o que antes poderia ser um descompromisso agora faz parte de um plano para aproveitar cada ano ao máximo. Planos de longo prazo, como ter um futuro mais tranquilo e cuidados com a saúde, por exemplo, passam a ser assuntos mais interessantes e presentes no dia a dia.

5.Você sabe escutar

Você sabe escutar

Quem tem sabedoria reconhece a importância de escutar mais do que falar. A relação com o tempo se torna mais calma e rica, e a capacidade de ouvir e perceber o outro consequentemente fica mais latente. Com os anos entende-se que os que escutam mais aprendem mais; passam confiança, serenidade e seriedade a quem está ao redor.

6.Você ensina algo às pessoas mais novas

Você ensina algo às pessoas mais novas

Os anos de aprendizado podem ser inspiradores: trazem respostas para vários dilemas do dia a dia, pontos de vista diferentes, opiniões mais maduras e a experiência de quem já vivenciou muita coisa. Transmitir às gerações mais novas algo que você aprendeu faz diferença na sua vida e também na vida das outras pessoas. Identificar oportunidades e lugares para passar seus ensinamentos pode ser gratificante.